quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Por que os artistas seculares são excelentes e os de Deus não?

PASSAMOS DOS 1000 ACESSOS!!! Obrigado à todos que estão participando do blog.
Você que quiser receber as atualizações por email, basta cadastrar-se ao lado =========>

Dessa vez, quero dedicar um post especialmente para os músicos, atores, dançarinas, etc... para os nossos artistas! Porém, tenho certeza que vou escrever sobre um assunto muito importante para todos.

Essa semana eu estava assistindo um vídeo de um congresso de artes ministrado pela cantora Helena Tannure (ex-Diante do Trono), e quero compartilhar com vocês algumas coisas que me chamaram muita atenção.
Para ser sincero, se não todas, a maioria das coisas que ela fala nesse vídeo eu já tinha como verdade para mim. Porém é muito bom saber que alguém como a Helena, que possui uma vasta história e importância para a música, pensa da mesma forma. Mas antes de comentar o vídeo, prefiro que você mesmo o assista e tire suas próprias conclusões:

Parte 1

Parte 2

E aí? Achou ela muito dura, mal-educada, inadequada, grosseira ou algo do tipo?  Se você achou isso, provavelmente você se enquadra em um desses pontos que ela citou ou simpatiza com alguém que se enquadre. E pasmem, ela ouve música secular!! =O É lógico! Como ela iria ministrar um seminário de artes se não conhecesse a arte em todas as suas vertentes? Como conseguiria fazer tais comparações com a precisão e autoridade que faz? Mas isso é um outro assunto.

O que interessa aqui é sobre a tal excelência que ela cita. E não só na música, mas em tudo! - inclusive teatro, dança e outras coisas mais.
Com certeza todo mundo já presenciou uma peça teatral que não transmite mensagem nenhuma, ou um número de dança com um figurino mais ou menos e uns passinho pra lá e pra cá. Quem nunca ouviu se quer em uma páscoa aquela famosa música:

" É claro que eu gosto de chiclete e chocolate, 
bombom, pé-de-moleque, pirulito e tudo mais,
só que eu aprendi, que o doce mais doce não se faz".

Pois eu te digo que ouvia essa música todo ano durante uns 12 anos da minha vida. Isso é ridículo! Até o especial de fim de ano da globo é sempre diferente (com excessão do show do Roberto Carlos).

O problema é que ficamos presos a idéia de que estamos fazendo o nosso melhor independente de como está sendo feito. Essa é uma das maiores mentiras que existem. Se você está fazendo algo mais ou menos, não importa se você é baixinho, gordo, pobre ou careca - não importam as condições, você não está fazendo o seu melhor! - Pelo menos no que se diz a arte. Se você não possui os recursos necessários para fazer a sua arte, corra atrás! Você pode ter certeza que os artistas seculares correm e muito atrás de recursos para fazerem o que gostam e valorizam.
Também concordo com o que a Helena diz sobre danças proféticas e etc... também acho que uma senhora bem desafinada possa fazer as paredes tremerem, mas como ela mesma disse: "Isso é outra parada".
O que não pode é todo mundo querer tomar isso como uma desculpa para não estudar, não se esforçar e achar que Deus aceita porque ele está fazendo o melhor que pode.
Baseado na bíblia eu digo: Você é um maldito! Pois você está fazendo a obra relaxadamente. O seu "louvor" não passa do teto. Na verdade só serve para atrapalhar aqueles que de fato estão fazendo o seu melhor.
Além do mais, não existe nada mais desagradável do que você ser atrapalhado por uma pessoa relaxada e preguiçosa.

Por isso meus amigos, vamos parar de ser hipócritas e fazer as coisas bem feitas. Se você não estiver disposto a fazer os sacrifícios necessários para isso, vá para o seu quarto e deixe que outra pessoa faça no seu lugar.

Fica a dica aí para vocês! Parem para pensar. Esse é um assunto mais importante do que a maioria das pessoas acha.

É isso aí galera, comentem, deixem suas opiniões e sugestões para próximos posts.

Grande abraço à todos!

Isak Reis

5 comentários:

  1. Muito bom o post, só não consigo ver o vídeo. Mas irei ver depois concerteza.

    BJs bjs

    Duda

    ResponderExcluir
  2. Dinho:
    Cara...muito bom o tema...
    Na Verdade isso é uma realidade muito grande, sabe tem gente que se esconde no fato de "não ter dinheiro" pra estudar. Mas como ela falou existem sempre pessoas melhores do que você que tem algo a passar, é só colar nelas...hehehe

    Não gostei da parte onde a inspiração é musica Secular(mas isso é outro assunto), porem cheio de verdades, se quem esta no mundo faz tudo com excelência, nós que fazemos para Deus teriamos que fazer muito mais...
    infelismente poucos acreditam nisso, infelismente.

    Parabens Pelo Post!

    ResponderExcluir
  3. Não é que a inspiração é a música secular. O que quiz dizer no post é a importância de no mínimo se ter o conhecimento de todas as vertentes em que a arte é praticada, pois independente de ser gospel ou secular, sempre tem alguma coisa que podemos extrair de positivo.
    Não podemos esquecer que quem criou a música foi Deus. A questão é que cada um possui o livre arbítrio de escolher o que vai querer fazer com ela. Mas independente de como cada um utiliza o dom, ele vem de Deus!

    ResponderExcluir
  4. MisaH:

    Mano, é exatamente como penso, e sempre pensei.. Mas como não tinha tanta sabedoria, propriedade e autoridade como essa mulher tem pra falar sobre isso, ficava complicado expor as ideias.. mas vendo esse video... Deu pra encaixar... Realmente, o q mais vemos é isso... Gente preguiçosa, q nao quer se aperfeiçoar, e fala q ta fazendo pra Deus... Infelizmente muita gente acha isso certo... Mas creio q essa mentalidade na igreja vai mudar... E viva a Excelencia!


    Muito bom o blog meu amigo! Continue nessa força!

    ResponderExcluir
  5. Exatamente! Post mto bem colocado. Parabens!

    ResponderExcluir