sábado, 10 de dezembro de 2011

Ninguém deveria criticar sem antes conhecer Rookmaaker

Antes de começar, quero agradecer à minha amiga Juliene Menezes por sugerir esse assunto e acima de tudo por fazer com que eu tivesse conhecimento sobre esse tema tão interessante. Para mim, falar sobre um assunto como esse é de uma responsabilidade imensa, pois pode mudar a vida de várias pessoas.
Inclusive, é bom que você saiba que realmente não está tão solitária quanto você imagina. Eu compartilho dessa mesma opinião que você há muito tempo. Esse artigo só me ajudou a fortalecer ainda mais a minha idéia.
No final do post, irei disponibilizar o link para quem quiser ler o artigo.

Vamos ao que interessa!

Estava lendo hoje de manhã sobre um assunto que eu já questiono alguns amigos há anos, porém não tinha nenhuma base concreta para argumentação. (Agora eu tenho \o/)
Os evangélicos de modo geral, muito cheios de si, gostam de criticar tudo o que "não vem de Deus". Música, filmes, esportes, programas de TV, enfim... tudo! O problema é que enquanto ficam criticando não produzem nada de bom. Eu, particularmente, ouço músicas seculares porque não consigo mais encontrar musicas evangélicas de qualidade. Hoje em dia quando ouvimos uma rádio ou CD gospel, nos deparamos somente com um evangelho decorado, manjado... uma verdadeira decoreba de igreja. A mesma coisa podemos falar dos filmes. Os filmes sobre Jesus por exemplo, sempre mostram um homem tosco branquelo de olho azul e barba comprida que cura algumas pessoas, morre na cruz e depois ressuscita. Só que Jesus é muito mais do que isso! E precisamos bater palmas para o Mel Gibson que foi o único até hoje que fez um filme descente sobre a morte e ressurreição de Jesus.
Não é pelo fato de eu ser evangélico que eu tenho que fazer músicas que dizem somente "Aleluia" , "Enche este lugar" , "Sou do meu amado e ele é meu". NÃO! Eu vivo em mundo onde existe política, destruição, calúnias, drogas... Eu posso falar sobre qualquer coisa, e independente do que eu falar, a minha música será sim para Deus.
O problema é que as pessoas acham que o louvor é somente aquilo que sai pela boca, mas se esqueceram de que a fé sem obras é morta. 
Do que adianta cantar coisas lindas em cima do pulpito, e quando você desce dele e se depara com um ímpio falando mal do evangelho, você não sabe como reagir? Ou você vê uma pessoa necessitada e não para para ajudar...
Nós precisamos ter consciência de que devemos glorificar a Deus em tudo o que fazemos. Ouviram? TUDO!
Não devemos glorificar a Deus somente quando estamos na igreja, cercado de outros crentes, ou quanto vamos na célula que também estamos cercados de outros crentes.
Ao contrário, você só vai saber se você é crente de verdade quando você estiver no mundão e aí pelas suas atitudes é que você irá saber quem você e de verdade. Ou seja, se você não é capaz de ler livros, ouvir músicas, assistir filmes, teatros, etc... só porque é algo "não-evangélico", desculpe meu amigo mas você não passa de uma farsa!
Você prefere ser um rato de igreja porque tem medo de encarar o mundão lá fora, só que você se esquece que é justamente lá que você deveria estar. Você esquece que deveria estar trabalhando com coisas mundanas para ter contato com os ímpios e então poder mudar a vida deles com o verdadeiro evangelho de Jesus.

Hans Rookmaaker
Após ler esse artigo que comentei no início do post, só tive mais certeza de que essa é a forma correta de viver o evangelho. Conheci um pouco sobre Rookmaaker.
Rookmaaker foi um escritor holândes que viveu no início do século XX que se converteu ao cristianismo.
Só que diferente do que a maioria faz hoje em dia, ele não abandonou seus conhecimentos, sua arte, suas idéias para "viver para Cristo". Ao contrário, ele usou todo o seu conhecimento em literatura, arte, música e filosofia para influenciar uma grande quantidade de pessoas e fazer com que elas também conhecessem a Cristo.
Ele optou por não viver dentro de um casulo e decidiu fazer com que todos conhecessem aquilo que ele acreditava. Não ficou esperando com que as pessoas aparecessem querendo ouvir o envagelho. Ele foi atrás delas!

Sou adepto dessa filosofia de vida e sinceramente, acho que todo mundo que se considera um crente de verdade também deveria ser.
Viva a música! Viva a arte! Viva a literatura! Viva ao futebol na praia! Viva ao happy-hour com os seus colegas de trabalho! Viva a um final de semana de curtição com os amigos! VIVA A JESUS ACIMA DE TUDO!!!

Para quem quiser ler o artigo que originou esse meu post, segue o link abaixo:

Segue também um vídeo da música "Rookmaaker" da banda Palavra Antiga. Para quem leu esse post com bastante atenção, vale a pena conferir também.



É isso. Agora, gostaria que vocês comentassem sobre esse assunto, colocassem suas opiniões. Independente se a favor ou contra o que eu escrevi. Quero saber o que as outras pessoas pensam em relação à isso.

Até o próximo post. Enquanto isso, comentem e enviem sugestões para novos assuntos à serem debatidos.
Grande abraço!

Isak Reis

14 comentários:

  1. Cara, que bom que encontrei o seu blog. Até hoje, pensei que era o único a pensar dessa forma. Ainda bem que existem outras pessoas como você que também pensam que esse tal evangelho que vivemos hoje é apenas uma pequena fatia do que realmente deveria ser.

    ResponderExcluir
  2. Mto bem pensado. Realmente um assunto para nos fazer parar e pensar. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente vejo não só palavras de um irmão em cristo, vejo Deus Agindo de forma direta por trás de pensamentos & e atitudes que deveríamos corrigir em nossas vidas, e que agora podemos ver com mais clareza. Parabéns Primo, Fico feliz pela forma em que Deus está te usando!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom cara!
    Ótimo ponto! Faz todo sentido nesse mundo, onde as pessoas preferem se esconder atrás de uma "vida com Deus"...

    ResponderExcluir
  5. Sobre ser um fracassado... concordo plenamente co vc. Até pq eu era uma dessas, mas resolvi mudar e parar de ser egoista. O evangelho é mto bom para guardarmos apenas para nós mesmos.

    ResponderExcluir
  6. Sem comentários... Apenas dizer que esse post foi mto bom!

    ResponderExcluir
  7. Caramba, o texto realmente é muito bom. Só que eu to achando estranho que nenhum fariseu tenha vindo aqui criticar ainda.
    De qualquer forma, meus parabéns pelo blog Isak.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo seu blog Isaque, o post está muito bom, precisamos expandir o reino de Deus em cada lugar e em tudo o que nós fizermos.

    ResponderExcluir
  9. Muito bem colocado, explanado e redigido seu texto Isak...pensa da mesma forma que eu penso.Falar de Deus a quem está dentro de uma igreja, pregar quando se tem um número de pessoas que sabe que você é cristão, viver como cristão em um grupo de cristão é muito fácil, o que mostra o verdadeiro carater do cristão é ele fazer com que as pessoas perguntem o porque de voce estar em um grupo que só faz coisas erradas e não se contaminar, mas continuar ali e continuar os amando mesmo eles sendo como são
    e esse insistencia fazer com eles te procurem para falar do que voce acredita e confessar o mesmo Deus que voce e procurar ser como voce.
    Ser cristão e fazer com que as pessoas jamais queiram seguir seu exemplo não é cristianismo.
    Que Deus continue a te usar mesmo em qualquer lugar que voce esteja.
    Palavra Antiga são minhas musicas preferidas a algum tempo.
    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Irado o post Isak!!! Denada pela dica^^
    Mt bom descobrir q ñ somos os únicos com essa visão!!! Espero (DE VERDADE!!!) q outros cristãos tenham acesso a essa informação e despertem para o verdadeiro evangelho!!! O de atitudes e ñ de aparências!!! O evangelho q pregamos o amor e o caráter de Deus no nosso dia-a-dia, sendo bons profissionais, amigos, pais, cônjuges e filhos!!!
    E como disse Rookmaker "A arte não precisa de justificativa"!!!
    Sucesso p/ vc amigo!!! ^^

    ResponderExcluir
  11. Mto bom! é bem nessa msmo.. Parabens pelo blog Isak é noix

    ResponderExcluir
  12. Isak,

    Só os idiotas julgam. Enquanto os evangélicos de vdd estão trabalhando, os fariseus ficam parados nos julgando.

    Vanessa

    ResponderExcluir
  13. Vanessa,

    Vc que está dizendo rsrs
    Mas concordo ctg!

    ResponderExcluir