domingo, 11 de dezembro de 2011

Afinal de contas, onde foram parar as músicas de comunhão e de guerra???

Em primeiro lugar, quero deixar bem claro que esse não é um blog de críticas. Jamais me daria ao trabalho de criar um blog para ficar falando mal de nada ou de ninguém. Mas é normal que principalmente nos primeiros posts eu escreva sobre assuntos que já vem me "incomodando" há algum tempo.

Asaph Borba
Ontem enquanto navegava pela internet, entrei em um site de músicas e começei a ouvir Asaph Borba... isso mesmo, Asaph Borba! E agora você deve estar se perguntando: Da onde você tirou essa idéia de ouvir Asaph Borba em pleno sábado à noite? E a resposta é: Não sei! - E isso também não interessa. O importante é o que aconteceu quando eu começei a ouvir as músicas.
Assim que apertei o play, começou a tocar a música "O nosso general é Cristo" - e enquanto a música tocava eu começei a me perguntar quanto tempo fazia que eu não ouvia uma música de guerra como essa... e a resposta foi: Muito tempo! Quando essa música acabou, para a minha surpresa, começou a tocar "O caminho de Deus é perfeito" - A minha reação foi "Nooossa, nem lembrava dessa música!"
Daniel de Souza
E então me dei conta de que não eram só essas, tinham várias músicas que eu não ouvia há muito tempo, como as músicas de comunhão por exemplo. Não perdi tempo e logo fui buscar por Daniel de Souza. Aí foi uma maravilha. Logo em sequência vieram "Recebi um novo coração" , "Não quero viver para mim mesmo" e "Um novo mandamento".
Foi quando parei para pensar que, se eu não me engano, durante todo o ano de 2011 eu só cantei uma dessas músicas de comunhão umas duas vezes no máximo. E perguntei: Por quê?
A resposta é simples: Esse tipo de música não é mais tocado nas igrejas. E eu não estou dizendo que exatamente essas músicas deveriam ser tocadas, até porque concordo que elas já são bastante antigas. Mas, porque não foram feitas músicas novas de comunhão? Pare agora para pensar um pouco e responda para si mesmo - Qual foi a última vez que você ouviu o ministro falando: "Saia do seu lugar e cumprimente o seu irmão. Diga o quanto ele é importante para você".


Igreja - Louvor & Adoração

Atualmente, existem sim várias músicas de qualidade. Mas, porque as músicas de comunhão foram deixadas para trás? Será que elas não são mais importantes? Ou será que o tempo delas passou? Será que elas deixaram de ser "comerciais"? Será que hoje o correto é dançar para direita, para esquerda, para frente e para trás, mas sem olhar quem está ao seu lado?

Volto a dizer, isso não é uma crítica a nenhuma igreja e nem a nenhuma denominação. Apenas algo que me chamou muito a atenção e que eu queria compartilhar com vocês, saber se mais alguém pensa como eu ou se eu estou ficando maluco.

Caso você esteja lendo esse post e não faça a menor idéia de quem é Asaph Borba ou Daniel de Souza, convido-o a conhecer. Garanto que você só tem a ganhar. Seguem abaixo os links:

Para os que já conhecem, fiquem à vontade para comentar e deixar sua opinião sobre esse assunto. Lembrando que eu não me importo se a sua opinião é igual ou diferente da minha. A idéia é justamente que todos possam se expressar e dizer o que pensam.

Por enquanto é isso. Até mais. Grande abraço à todos!

Isak Reis

11 comentários:

  1. Quero lembrar de uma tão antiga quanto as mencionada: "Eu sei que foi pago um alto preço".
    Infelizmente nem tudo que é tocado hoje passa pelo crivo da origem da inspiração, da mensagem e do cantor/banda.
    Algumas músicas "dão vontade chorar, dão vontade de gritar" pela mensagem e poder de elevar a presença de Deus e ministração ao próximo.
    Outras porém "dão vontade de chorar, dão vontade de correr" mas é pela pobreza de inspiração e por não conterem nem mensagem e nem poder de elevar a presença de Deus.
    Finalizando quero destacar que para ser uma boa música não é necessário ter muita letra, basta ter inspiração de Deus. Um bom exemplo disto é a música "Jesus" também de ninguém mais nem menos do que do nosso amado Asaph Borba.
    Parabéns pelo seu post.

    ResponderExcluir
  2. Cara, eu sou novo e nao conheço essas musicas q vc citou. Qual eh o problema das musicas atuais?

    ResponderExcluir
  3. Nenhum problema. Se você reler o post com mais atenção, você vai perceber que eu não estou criticando as músicas atuais. Eu estou apenas falando que algumas das músicas antigas não deveriam ser deixadas de lado, até porque não foram feitas músicas novas do mesmo tipo. Te convido a clicar nos links acima e conhecer os trabalhos de Asaph Borba e Daniel de Souza.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com vc Isak. Parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com seu post.
    Parabéns.

    Eduarda

    ResponderExcluir
  6. Sabia q eu tava pensando isso umas semanas atrás??!!
    Faz muita falta músicas com letras como essas!


    Carinna

    ResponderExcluir
  7. Com certeza faz muita falta Carinna.
    O problema é que com o passar do tempo essa visão de comunhão foi deturpada e atualmente os nossos ministros de louvor nem se quer pensam nisso.

    Obrigado pela participação.

    Isak Reis

    ResponderExcluir
  8. Excelente blog e excelente post. Parabens!

    ResponderExcluir
  9. Isak,

    Não sei se tem alguma coisa a ver com isso, mas claramente hoje em dia nós vemos menos jovens nas igrejas do que antigamente.
    Isso é extremamente preocupante.

    Vanessa

    ResponderExcluir
  10. Vanessa,

    Talvez sim. Pode ser que isso seja um reflexo.
    Mas esse já é um assunto para outro post rsrs

    ResponderExcluir
  11. Muito bem visto.
    Parabens pelo blog.

    ResponderExcluir